Você sabe usar o social branding em suas embalagens?

Que o investimento em embalagens específicas para o tipo de alimento que você vende é essencial, nós já falamos aqui no blog. Mas, você sabia que o uso de embalagens também pode te ajudar no marketing de seu restaurante? Mais especificamente no que é conhecido como Social Branding? Bem, explicaremos detalhes disso mais abaixo.
Quando vemos uma pessoa andando nas ruas com bolsas da Cacau Show, ou mesmo de lojas de roupas famosas, como Morena Rosa, Supreme e afins, pensamos logo: sei o que há dentro, e minhas impressões são X, Y e Z dessa marca. Correto?
Bem, o mesmo pode-se passar na mente de uma pessoa que vê uma embalagem ou invólucro específico de seu restaurante ou lanchonete. Isso tudo faz parte do Branding.
Essa técnica, que numa tradução básica seria Marcação, ou Ato de Fixar a Marca, é caracterizada pelo conjunto de atos que permitem a gravação de sua marca ou logotipo nas mentes das pessoas.
O QUE SERIA O SOCIAL BRANDING?
Social Branding seria uma maneira de trabalhar linguagens como um todo, escrita, falada e visual, para gerir as percepções de seu público frente à sua marca. A diferença é que isso se dá nas plataformas das redes sociais. Usar a técnica de social branding com sabedoria tem uma grande capacidade de alavancar sua marca.
Mostrar o produto, a marca e tudo isso com uma repetição frequente fará com que se crie a ideia de “Produto desejado, consumido e procurado”. O objetivo principal aqui é fazer com que sua marca apareça no feed das pessoas, nos stories e afins, e como fazer isso? Estimulando-os e criando embalagens interessantes.
É aqui que entra o Social Branding das embalagens!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SOCIAL BRANDING
Vitalmente dependente do desenvolvimento de uma rotina de publicações, assim como de um bom design de marca, o social branding que você vai usar aqui em suas embalagens, deve vir mesclado com uma gama de formas de marketing, para se alcançar um sucesso ainda maior.
- 1. AGREGUE VALOR À SUA MARCA: Fazendo embalagens personalizadas e funcionais, dotadas de um design atrativo e inteligente agrega-se valor à marca e ao consumo do produto. Uma caixa que é capaz de ser levada à geladeira, freezer ou mesmo posta no micro-ondas atrai o público muito por sua funcionalidade e praticidade;
- 2. APOIE BOAS CAUSAS: O uso de materiais recicláveis ou reciclados, assim como o lançamento de descontos aos que contribuem com a reciclagem é uma ótima proposta. Caso isso não seja possível, procure vincular a sua marca a algum tipo de boa ação, como a Ipê por exemplo, que vincula o branding ao reflorestamento;
- 3. SEJA PRESENTE EM REDES SOCIAIS: O planejamento estratégico vem muito vinculado à presença nas redes sociais, e isso somente é possível com um bom fluxo de posts. A presença nas redes não será de primeira por parte de seus clientes, mas deverá começar por suas redes, postando stories, releases de novas embalagens, produtos e etc;
- 4. SEJA EMPÁTICO E PRÓXIMO: Sabe aquelas empresas que enviam as caixas de sorvete e outros itens com uma dedicatória, como “Para João, com amor”? Esse tipo de mensagem agrega MUITO à marca. Isso, além de estimular a tão sonhada postagem de forma orgânica.
Esse tipo de “nanoinfluência” que é passada espontaneamente entre os consumidores costuma fazer com que sua marca seja cada vez mais conhecida, requisitada e desejada entre as pessoas.
A criação dessas conexões, que inclusive veem sem custos, gera o que todo e qualquer empreendedor deseja: marketing boca a boca! E nas redes sociais, se feito certo, é mais influente que qualquer outdoor ou comercial em horário nobre da TV aberta!
PROCURE SER CONSISTENTE!
A constância e consistência costumam trazer maiores benefícios à marca que qualquer outra técnica. Tente fazer de sua marca algo presente em embalagens, sacolas e se possível até mesmo nas caixas de delivery.
Outro ponto que precisa ser constante também é o padrão e cores, e é aqui que a contratação de uma boa gráfica se faz vital para todo o projeto. Imprimir a mesma cor em diferentes materiais e ter durabilidade em todos eles pode ser um desafio para gráficas, e portanto, se faz importantíssima a contratação de uma gráfica de qualidade!
Isso feito, realmente é só implantar as políticas de branding e partir para o abraço!
CRIE UMA ESTRATÉGIA E PERSISTA!
A investidura em branding é algo que segue a empresa por todo o seu período de funcionamento. Portanto, uma vez estabelecida, procure sempre insistir e inovar nos meios de investimento. Sua empresa dependerá disso e seu sucesso será diretamente relacionado à persistência.
Bem, esperamos ter te motivado e tirado suas dúvidas principais acerca dessa temática. No mais, te vemos aqui para um próximo post logo logo!
Um grande abraço e até a próxima!

Veja outros artigos
O Delivery Mais Forte Do Que Nunca
Podemos perceber no dia a dia que o Delivery está…
Como a embalagem vem mudando o mercado?
Nossa sociedade está mudando, e a passos largos! Para que…
Papel Couchê – Por que ele é tão usado?
Quer você trabalhe na indústria gráfica ou não, já deve…