Planejamento estratégico para gráficas
Planejamento estratégico é tão somente a arte de traçar planos, metas e conseguir determinar uma clara linha de chegada para o seu negócio, dado um prazo específico. Necessário em qualquer empreendimento, com as gráficas não seria diferente. Veja nesse artigo como fazer o planejamento estratégico de sua empresa e como tirar o melhor dele.
Sendo uma das matérias de maior importância no curso de administração, o Planejamento Estratégico costuma trazer uma melhor visibilidade ao administrador da empresa, fazendo suas ações se tornarem muito mais harmônicas e condizentes com as metas do empreendimento.
Através de um bom planejamento, somos capazes de alcançar grandes sucessos no mercado, especialmente no início das carreiras de nossos negócios.
Como no início dos negócios geralmente os idealizadores estão mais preocupados em vender, entregar e meramente sobreviver de seus negócios, percebemos que estamos “vendendo almoços para comprar um jantar”. O resultado, seguindo essa linha, nunca vai melhorar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CRIAÇÃO DE PROPÓSITO
Gráficas são empresas que possuem um bom posicionamento de mercado. Empresas de todos os tamanhos e portes tendem a precisar dos serviços de uma com certa frequência, e essa movimentação traz muitas possibilidades ao empreendedor da área.
O Passo de número 1 do planejamento estratégico é o posicionamento e a criação de propósito. Esses, que vão acompanhar sua gráfica até o fim de seus dias. Desenhe a identidade de sua gráfica, o motivo dela existir, onde pretende chegar com ela e como você pretende chegar “lá”.
Ainda que a Missão de uma empresa, tal qual sua visão e seus valores pareçam coisas subjetivas e imateriais, desenhar isso é capaz de deixar as metas muito melhor definidas e os próximos passos muito mais claros.
A criação de uma identidade e um propósito também influenciam diretamente em que esfera econômica sua gráfica atuará. Ela procurará se relacionar com alunos universitários ou grandes empresas? Tudo isso dependerá de sua organização aqui no passo 1!
DEFINA ATITUDES DESEJÁVEIS
O primeiro passo, disposto acima, é como um esqueleto, agora chegou a hora de aprofundar um pouco mais seu planejamento. Ainda que você tenha imaginado como vai chegar em suas metas, é importante definir qual o passo a passo que pretende ser seguido.
Você pretende expandir o número de funcionários? Pretende ter filiais? Expandir sua central? Comprar mais máquinas?
Para chegar nesses objetivos, é necessário fazer um passo a passo bem específico e direto, tornando os degraus mais claros. Um Trello pode te ajudar bastante nessa organização do passo 2
Caso possua um pessoal contratado em sua empresa, procure fazer dessas atitudes e do planejamento algo participativo. Realizar o processo de planejamento em conjunto traz motivação e interação entre você, gestor, e seus colaboradores.
ACOMPANHE SEU SUCESSO
O sucesso e o insucesso parecem ser coisas bem sensíveis e facilmente percebidas, mas isso é um grande mito. Sua empresa pode ter fôlego para cruzar um tempo difícil, mas sair do outro lado completamente falida, e ter a percepção de que isso está acontecendo é a chave para o sucesso literal.
Junto ao seu planejamento estratégico, procure estruturar indicativos de sucesso e progresso em sua empresa. Algumas ferramentas ideais para se instalar nesse passo 3.
- Análise de SWOT: Interessante de se fazer e refazer a cada ciclo, é valiosa para a percepção dos sucessos, forças, perigos e afins;
- Ticket médio: Essencial para notar momentos de maior consumo por parte dos clientes, assim como serviços mais requisitados e pontos onde se pode aumentar o valor dos produtos;
- Fluxo de caixa: Prestar atenção no fluxo de caixa com certeza é uma das práticas mais exercitadas no mundo do empreendedorismo, lembre de coloca-la em sua agenda!
FLEXIBILIZE-SE!
Ainda que seu planejamento estratégico fique engessado e com um norte claro, lembre sempre que o mercado é algo fluido e instável, portanto, sua empresa deve se moldar aos acontecimentos, ainda que mantendo o planejamento estratégico.
Como bem dizem “Conserte o avião em pleno voo”.
Manter um gráfico, Excel ou algo bem claro e evidente da situação de sua empresa é uma forma bem eficiente de tornar suas decisões muito mais rápidas e claras. Lembre sempre: organização é a chave para o sucesso de um empreendimento, quer seja ele de gráficas ou qualquer outro!
REVISE SE NECESSÁRIO
Em situações específicas, a revisão de planejamentos estratégicos pode vir a ser necessária, e você deve estar pronto para isso. Um gestor, ainda mais de gráficas, que são empresas bem movimentadas, precisa ter em mente que o mercado funciona como um oceano, e este pode te levar a qualquer lugar, ainda que contra sua vontade.
Navegue com sabedoria e parcimônia, obtendo sempre o melhor de todas as ondas.
Por fim, divirta-se! O empreendedorismo é algo divertido e animador, onde você é a mente pensante de uma nova personalidade. Mergulhe de cabeça nessa oportunidade e muito sucesso pra você!
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