Marketing para food service: porque é tão importante e quais são suas novas tendências?
Como bem propagam os economistas, existem 3 indústrias indispensáveis ao mercado mundial: o alimentício, residencial e o de vestuário. O primeiro deles, hoje em dia, tem sofrido mutações incríveis e dignas de estudos aprofundados. Sendo um mercado que não para de crescer, que tal analisarmos o food service e onde o marketing entra nele?
Alimentos deixaram há muito tempo de ser meramente um combustível para os nossos dias. Hoje, eles são verdadeiras experiências, viagens, lembranças e prazeres que podem nos fazer esperar dias para ter. Nos dias atuais, temos comidas práticas, luxuosas, indispensáveis e até as que entram no rol de “food porn”, que são tão belas e bem construídas que são quase consideradas pornográficas.
Ocorre que, com um mercado que se diversifica numa velocidade tão incrível e que atrai tantos olhares curiosos e de investidores, a concorrência aumenta incrivelmente. E como se exaltar diante da concorrência? Através do marketing! Daí vemos a importância do Marketing para Food Service.
MARKETING ALIMENTÍCIO E O SÉCULO 21
Monetização, marketização entre outros fenômenos atuais são uma grande influência da globalização e da internet como um todo. Ao mesmo passo que a indústria de food service cresceu, ela se segmentou drasticamente. É acompanhando essa trajetória que vemos o marketing para food service.
Atuando em aplicativos como o iFood, ou em plataformas como o Instagram e o Facebook, o Food Service tem tido acesso à nata do marketing digital.
O desenvolvimento de conteúdos é o ponto chave do marketing digital, onde o objetivo é prender a atenção dos clientes online, que agem como transeuntes frente à fachada de uma empresa. Com a proximidade da empresa e o cliente, pelo fato da porta da empresa estar realmente nas mãos dos consumidores, o relacionamento se torna muito mais fácil e rápido.
A EFICIÊNCIA DAS AÇÕES DE MARKETING ONLINE
Com crise ou sem crise, a população não parará de gastar com alimentação, e com o marketing online, é possível atrair ainda mais pessoas para esse mercado.
O primeiro ponto para ter ações realmente efetivas é conhecer seu público, saber seus hábitos de consumo e investir em ações ligadas à isso. O segundo passo é investir em branding, e sobre isso, falamos um pouco em nosso artigo do Social Branding das Embalagens.
O retorno dessas ações costuma vir em forma de fidelização e marketing orgânico (boca a boca) de sua marca. Mas, como investir em Marketing para food service propriamente dito?
- 1. INVESTIR NA FIDELIZAÇÃO: Quer seja por meio de descontos progressivos, programas de fidelização ou aproximação dos consumidores, conseguimos implantar uma estratégia de marketing e tornar os clientes personagens frequentes em nossos empreendimentos;
- 2. USO DE REDES SOCIAIS: A presença nas redes sociais é algo indispensável para empresas de food service. Lembra lá em cima onde falamos do Food Porn? Bem, eles realmente dominam a ala do Explorar do Instagram. Com o declínio do Facebook, a tendência é que cada vez mais pessoas migrem para o uso dessa rede social voltada às imagens e vídeos;
- 3. PADRONIZAÇÃO DE IMAGEM: Quer seja em sua empresa física como na sua empresa online, sua imagem deve ser plenamente padronizada e desenhada para impactar seus clientes. Sabe aquele padrão de cores Amarelo e Vermelho que sempre nos lembra McDonalds? Bem, isso é o branding causado pela padronização. Invista em embalagens padronizadas, condizentes com a personalidade de sua empresa e que sejam realmente funcionais para conseguir uma melhor e maior eficiência no marketing.
Mas, e há retorno certo nesse tipo de investimento?
Para encontrar e acompanhar a evolução dos efeitos do marketing para food service, lembramos que é extremamente necessário fazer uma leitura de orçamento e de investimento frequente. Como alguns ramos do food service combinam mais ou menos com os investimentos em redes sociais, tal qual fidelização e afins, procure acompanhar a evolução diante dos seus investimentos.
Como a estratégia principal deve ser sempre a retenção e fidelização de clientes, procure comprovar o ROI, que é uma métrica indispensável à percepção do sucesso de seus investimentos.
ATUALIZE-SE E MERGULHE NAS NOVIDADES DO MARKETING
Como deu para perceber, hoje o marketing deixou de ser aquela receita de bolo que víamos no passado, dependendo de uma série de outros fatores e investimentos. Se conseguiu dar uma olhada em nosso blog, perceberá que, de fato, mergulhar no mercado de Food Service nos dias de hoje depende de um foco diferenciado.
Em desejando saber ainda mais detalhes sobre esse ramo de atuação, não deixe de acompanhar nosso blog, anotar nossas dicas e, claro, colocá-las em atuação em sua empresa!
Bem, lembre de comentar abaixo se você tem alguma dica ou dúvida a respeito dessa temática, ok? (:
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