Como montar uma gráfica

Investir em um novo empreendimento é sempre algo que causa medo em muitas pessoas que desejam alcançar a tão desejada autonomia. Quando se fala em montar uma gráfica as dúvidas são ainda mais intensas, já que dificilmente vemos muitas fontes de informação sobre o tema. Sabendo dessa deficiência, criamos esse artigo para te ajudar.
Está pensando em abrir uma gráfica mas não sabe por onde começar, certo? Deve ser por isso que chegou até aqui. Bem, você não está sozinho, já que a maioria das pessoas que pensam em abrir um negócio desse tipo não sabem como planejar ou organizar tal abertura.
Não precisa congelar de medo, todas as gráficas de sucesso um dia já passaram pela mesma dificuldade. Desde a invenção do papel até os dias de hoje, as tecnologias de impressão aumentaram muito, e com elas, as gráficas também se especializaram. Veja abaixo mais detalhes sobre isso.
OS PILARES PARA MONTAR UMA GRÁFICA
Qualquer empreendimento merece planejamento e estudo, no caso das gráficas, resumimos esses pilares em quatro, que são:
- Público Alvo;
- Localização e concorrência;
- Definição de serviços vendidos;
- Escolha de equipamentos e fornecedores.
No mercado gráfico, sem definir esses 4 pontos de antemão, dificilmente um empreendimento alcançará o sucesso. Assim sendo, vamos estudar cada um desses pontos:
- PÚBLICO ALVO: Saber a quem você vai vender é um ponto importantíssimo, através dele, você poderá escolher melhor sua localização, entender sua concorrência de nicho e saber como organizar seu empreendimento. Lembre-se que os consumidores são o combustível de seu negócio. Isso também influenciará no tipo de maquinário necessário para iniciar os trabalhos e afins;
- ESCOLHA UMA LOCALIZAÇÃO: Escolher uma localização estratégica é o próximo ponto, principalmente, fazendo uso do conhecimento sobre seus concorrentes e como eles operam em sua localidade. A escolha da localização é fortemente influenciada pelo seu público alvo, já que gráficas costumam estar em locais práticos e próximos daquele que possui a necessidade. Ainda que exista sempre um local ideal, nem sempre isso é possível, portanto, na iminência de fechar uma localidade próxima mas não perfeita, prefira a certeza de fechar negócio;
- DEFINA SEUS SERVIÇOS: Com o espaço em mãos, você poderá saber que tipo de maquinário cabe em sua loja, quantos funcionários, assim como os fundos restantes e disponíveis para investimento. Muitos iniciantes erram nesse ponto, não conhecendo os serviços que são capazes de vender, ou, atirando muito alto e acabando por sujar o nome no mercado. Lembre-se: venda aquilo que seu cliente quer e precisa, não o que você quer;
- ESCOLHA SEUS EQUIPAMENTOS E FORNECEDORES: Essencial para a vivacidade de qualquer empreendimento, essa é a parte que realmente traz as engrenagens e coloca a empresa para funcionar. Os principais itens de uma gráfica são – Impressora, guilhotina, plastificadora, vincadeira e perfuradora – além desses, outros muitos podem ser necessários a depender do tipo de gráfica que pretende montar!
Tome bastante cuidado na hora de escolher um fornecedor de impressoras, já que existem muitos profissionais que se dizem especialistas, mas acabam por dar grandes prejuízos aos pequenos negócios.
O investimento em uma impressora de qualidade pode ser realmente muito alto, mas é melhor fazê-lo da maneira certa do que tentar lucrar procurando produtos de segunda mão e tomar grandes prejuízos.
LEMBRE DE ESTAR SEMPRE REGULARIZADO!
Gráficas, assim como qualquer outro empreendimento, precisam estar em dias com as leis, e é por isso que você precisa realizar os seguintes procedimentos a fim de gozar de todas as garantias do Direito Empresarial:
- Fazer registro na Junta Comercial para liberação do contrato social;
- Fazer registro na Receita Federal para Obter CNPJ;
- Fazer registro junto à Secretaria Estadual de Fazenda para obter Inscrição Estadual;
- Providenciar alvará de funcionamento junto à Prefeitura do Município e ao Corpo de Bombeiros Militar;
- Providenciar o alvará de licença sanitária junto à Prefeitura do Município;
- Procurar enquadrar-se na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastrar-se junto à Caixa Econômica Federal no sistema Conectividade Social – INSS/FGTS.
Isso feito, você estará pronto para gozar de todo e qualquer direito que as empresas possuem, como por exemplo, maior facilidade em tomar empréstimos e possibilidade de emitir notas fiscais!
ANALISE SEU MERCADO E ABRA SUA GRÁFICA!
Abrir um novo empreendimento é, em fato, algo desafiador. Mas se não o fosse, todos o fariam, certo? Por isso, se debruce sobre esse projeto, estude bem o seu mercado, faça um belo plano estratégico e abra sua gráfica de uma forma bem estruturada, onde não hajam formas de ser surpreendido pelo mercado.
Em precisando de qualquer ajuda, conte conosco! Esperamos que esse texto tenha ajudado você nessa nova empreitada! Qualquer dúvida, deixe nos comentários logo abaixo!
Um grande abraço e até o próximo texto (:

Veja outros artigos
O Delivery Mais Forte Do Que Nunca
Podemos perceber no dia a dia que o Delivery está…
Como a embalagem vem mudando o mercado?
Nossa sociedade está mudando, e a passos largos! Para que…
Papel Couchê – Por que ele é tão usado?
Quer você trabalhe na indústria gráfica ou não, já deve…