Como montar um cardápio perfeito
Ainda que sejamos empresários hoje, continuamos sendo consumidores e deveríamos saber de cor e salteado os princípios para um cardápio perfeito. Ocorre que, no fim das contas, não fazemos ideia de quais são os elementos indispensáveis à um cardápio perfeito. Bem, não sabíamos, pois depois de pesquisar e estruturar esse artigo, aprendemos todo o necessário!
Quer você esteja iniciando seu restaurante agora, dando uma repaginada, ou mesmo mudando de ramo de atuação, sem sombra de dúvidas o desenhar do cardápio é um passo importante. Muitas vezes, ele está disposto antes mesmo da porta de entrada, e um cardápio mal estruturado pode afastar seus clientes logo de cara.
O cardápio precisa ser um elemento bem planejado e deve ser tratado como um real cartão de visitas para o seu restaurante. Quando bem feito, com certeza aumentará suas vendas, fidelizará seus clientes e será capaz de melhor situar seu empreendimento no mercado. Duvida? Teste nossas dicas abaixo e veja os resultados florescendo.
A IMPORTÂNCIA NO PLANEJAMENTO DE UM CARDÁPIO
O Cardápio é o documento capaz de expor ao seu cliente os pratos que a sua casa trabalha, sendo assim, é um dos pilares fundamentais para o funcionamento de seu restaurante, devendo ser valorizado como tal. A disposição correta dos pratos e elementos gráficos facilita muito a leitura, além de induzir o consumidor a praticar algumas ações em específico.
Veja como você deve criar um cardápio ideal:
- 1. DEFININDO O CARDÁPIO E O ESTILO: Após uma pesquisa e definição de qual cozinha pretende servir em seu estabelecimento, procure entender seu público. Em sendo um estabelecimento que serve comida a pessoas mais requintadas, seu cardápio deve apetecer a essas pessoas. Em sendo uma lanchonete para jovens, a proposta muda completamente. Para definir bem seu cardápio em questão de estilo, use referências de seus concorrentes, da internet ou mesmo contrate uma empresa profissional na área de design;
- 2. COZINHA & RESTAURANTE: Lembre-se que seu cardápio deve refletir tão somente o que sua cozinha pode produzir. Se seu restaurante conta com uma cozinha pequena, seu cardápio não poderá possuir muitas opções diferentes, já que estas dificilmente poderão ser produzidas em comunhão sem causar o caos. Preste atenção nesse ponto!
- 3. CUIDADO AO DAR NOMES: Seus pratos são únicos e podem mostrar isso direto no nome. Entretanto, procure sempre dar nomes apetitosos aos seus pratos, nada muito sério ou estranho, que possa causar repulsa. Procure já atrair seu cliente no nome do prato, preparando o terreno para o momento em que eles vão ler os ingredientes que vão no prato;
- 4. CRIE CATEGORIAS HARMONIOSAS: Ao estilo Entradas; Saladas; Pratos Principais; Sobremesas e, por fim, bebidas. Algo que incite o pensamento de seu cliente a já antever os passos que eles darão ao consumir em seu estabelecimento. Os elementos gráficos aqui podem fazer toda a diferença, mas tente fazer com que as imagens propriamente ditas não ocupem mais que 1/3 de cada página.
OBS: Quanto ao ponto 3, lembre sempre de deixar claro os alergênicos presentes em cada alimento. Caso você faça uso de leite, ou castanhas, mariscos e afins, deixe extremamente claro que existem elementos alergênicos na receita, evitando assim, transtornos para com clientes.
Esses 4 pontos devem alicerçar a criação de seu cardápio, mas há sempre como readaptar essas regras. Deseja fornecer uma série de pratos diferentes e não possui espaço? Que tal criar cardápios itinerantes ou semanais? Assim, as pessoas sabem que pratos esperar de seu restaurante a depender do dia do mês!
Aproveite isso para movimentar suas redes sociais, principalmente as mais próximas do público, como Instagram e WhatsApp!
OS PREÇOS TAMBÉM FAZEM PARTE DE SEU MARKETING
Partindo do princípio que você está abrindo as portas agora, ou está repaginando seu estabelecimento, lembre-se de atrair seu público também pelo valor dos pratos. Para o cálculo, lembre de adicionar o custo de manutenção de seu restaurante, pagamento de impostos, lucros, e possíveis empecilhos que podem ocorrer.
Caso o preço de um prato tenda a subir pela demora que leva para fazê-lo, procure atrair os olhos do cliente aos detalhes da preparação, esmiuçando isso nos ingredientes abaixo do nome. Isso agregará valor ao prato e justificará para seu consumidor, o investimento dado no prato.
O CARDÁPIO PROVOCA EMOÇÕES NOS CLIENTES!
Sabe aquele cardápio que lemos e já ficamos ansiosos, criamos expectativas em comer o prato, ou mesmo curiosos para saber como é feito e como será servido? Bem, esse é um cardápio bem feito, e você pode ter um exemplar em seu estabelecimento.
Tente mover esforços suficientes para que seu cardápio acompanhe seu restaurante por muitos meses, sem necessidade de várias alterações de valor ou retirada de pratos do cardápio.
Bem, esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas através da leitura desse texto! Caso tenha alguma pergunta para nossa equipe, deixe nos comentários abaixo e ficaremos felizes em te responder!
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