Como aumentar as vendas de materiais gráficos
A crise econômica parece daqueles fantasmas que assombram casas e não vão mais embora. Ouvimos da crise econômica mundial e brasileira há muitos anos, e pelo que parece, ouviremos por muitos mais. Será que existem fatores que, em unidos à um bom planejamento, podem fazer de sua gráfica um empreendimento imbatível em se falando de crise econômica? Leia e saiba mais.
A necessidade é a mãe da criatividade, e não é à toa que vemos tantas soluções inventivas nascendo em meio à crise econômica. Quando se fala no mercado de elementos criativos, tais quais as gráficas, encontrar empreendedores que encontram a saída da crise através de meios impensados é muito mais fácil.
Analisar o perfil do mercado alvo, segmentar o público, investir em novos setores, tudo isso é possível quando se fala em gráficas, e sem precisar de muitos investimentos além dos pilares básicos de maquinário e mão de obra pre-existente.
Deseja saber como progredir no mercado sem passar por muitos problemas? Leia e saiba mais!
O SEGREDO DE SUCESSO PARA GRÁFICAS
Infelizmente vemos muitas gráficas fechando as portas não por falta de investimento, mas por não entenderem como vender seus serviços gráficos ao público, ou não saber segmentar bem seu alvo. Veja abaixo como fazê-lo:
- 1. ANALISE SUA LOCALIZAÇÃO: O primeiro passo é entender onde sua gráfica está posicionada geograficamente, já que, baseado nisso, podemos saber os pontos fortes e fracos. É perto de uma universidade? Veremos um índice maior de trabalhos pequenos e recorrentes. É perto de um centro comercial? Prepare-se para trabalhos grandes e importantes;
- 2. CONHEÇA SEU PÚBLICO: Em percebendo essa primeira segmentação de seu público, o segundo passo é voltar-se para falar com eles, criando meios de marketing ou promocionais que tragam mais pessoas e tornem sua gráfica uma referência do setor. Para conhecer isso, tente entender o hábito de compra delas, onde elas estão mais presentes no mundo online, entre outros meios de impactá-las;
- 3. ESTEJA PREPARADO: Lembra que falamos no ponto 1 que você precisa estar preparado para trabalhos grandes? Bem, compre os equipamentos corretos e de qualidade, podendo absorver demandas importantes quando estas virem a surgir. A compra de equipamentos de impressão não deve estar ligada de forma posterior aos pedidos, mas sim, antecedente;
- 4. TENHA UM BOM ATENDIMENTO: Uma boa relação começa com uma boa comunicação. Além de ter um bom atendimento e interação em redes sociais, procure ter um atendimento de qualidade em sua gráfica, possuindo uma equipe educada, sem muitas informalidades e mantendo o ambiente limpo e organizado;
- 5. MOSTRE SEU DIFERENCIAL: Onde você notar que pode se diferenciar da maioria, o faça. Quer seja por meio de um equipamento de última geração, disponibilização de computadores para uso dos clientes, ou mesmo exposição de quadros e placas com cases antigos. Tudo isso será capaz de mostrar aos seus clientes que você possui algo de especial;
- 6. CUMPRA OS PRAZOS: Grande parte dos serviços solicitados em gráficas já veem da mão do cliente com prazo de entrega contado, e isso é algo bem importante de se seguir. Ninguém gosta de esperar, ainda mais quando o serviço está sendo pago. Portanto, lembre sempre de manter uma linha de prioridade e dar atenção igualitária a todos os seus clientes. Em caso de não conseguir absorver uma demanda, é melhor rejeitar do que ser conhecido por atrasar pedidos.
Com a internet e a globalização hoje, sua gráfica pode ser alavancada às alturas com um comentário feliz de um cliente satisfeito, assim como, pode ir ao limbo, completamente destruída a partir de um comentário irritado de uma pessoa influente online.
O importante é sempre dar ao máximo na hora de prestar um serviço, faça-o como se fosse para você mesmo (:
Uma dica que geralmente se passa para gráficas de pequeno porte é procurar celebrar acordos e parcerias com outras gráficas, onde se terceiriza o serviço, lucrando menos mas possibilitando uma maior movimentação de verba.
FOCO E BOA SORTE EM SUA EMPREITADA
Ter uma gráfica, por si só, já é uma empreitada e tanto. Com a instabilidade do empreendedorismo dos últimos anos, essa prática tem sido cada vez mais instável, mas aos que sabem manejar bem o “barco” os frutos são inegavelmente saborosos.
Esperamos que, a partir desse texto, suas dúvidas tenham sido sanadas e tenhamos conseguido te ajudar a navegar no mercado com maior facilidade! Isso dito, aguardamos você aqui em nosso blog para a leitura de mais um texto porvir, ok?
Bem, um grande abraço e até mais!
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