A importância das fotos na montagem do cardápio
Os sentidos humanos são imensamente conectados. Muitas empresas de roupas, como a Calvin Klein por exemplo, vinculam suas roupas a um perfume ou um cheiro específico que permeia as lojas. O mesmo acontece com músicas que tocam em cafés ou que passam em comerciais na TV. Isso mostra como o estímulo de um sentido influencia o outro. Não seria diferente no setor alimentício.
Quando vamos à um restaurante, um dos sentidos mais balançados, sem sombra de dúvidas, é o do olfato. O cheiro de comida fresquinha sendo levada por garçons de um lado ao outro ou até mesmo da cozinha funcionando deixa qualquer um com fome. Mas quem disse que não pode-se investir também no estímulo visual?
Não estamos falando apenas na apresentação dos pratos, mas também da apresentação do cardápio. Com o progredir de nossa sociedade, caminhamos rumo a um consumo cada vez mais caseiro, onde não se pode mais confiar no olfato para estimular as pessoas a consumirem produtos, devendo o empresário da área alimentícia saber de antemão que o cardápio online é sua porta de entrada.
É aí que entra a necessidade de fotos de qualidade nos cardápios, quer sejam os físicos ou os virtuais. Falaremos mais sobre isso logo abaixo, assim como, estruturaremos nosso ponto com alguns argumentos essenciais!
EXPLORANDO OS SENTIDOS HUMANOS
Somos seres facilmente impressionáveis. Com nossos sentidos sempre procurando ser impactados, nossos cardápios devem sempre estimular a visão de nossos clientes, quer seja pelas imagens, pela harmonização das cores do plano de fundo ou dos tons das palavras, preços e afins. Tudo isso é capaz de trazer benefícios à sua lucratividade.
- 1. O PRINCIPAL SENTIDO É A VISÃO: O motivo número 1 para investir em imagens no cardápio é que a visão costuma ser um dos sentidos mais valorizados por qualquer pessoa, ainda mais em momentos de fome. A visão era utilizada para escolher as frutas mais maduras e ideais para consumo na natureza, ou para saber quando uma carne estava devidamente cozida. Investir e atiçar esses instintos antigos é uma das ferramentas mais eficientes da atualidade;
- 2. 90% DAS ESCOLHAS SÃO PELA VISÃO: Sim, super chocante, mas 90% das decisões que tomamos são motivadas pela visão. Esse é um sentido processado 60.000 vezes mais rapidamente que o texto. Portanto, muito antes de seu cliente interpretar o valor e se desestimular por ele, já estará sedento ou faminto em decorrência da foto que viu no cardápio;
- 3. RETENÇÃO DE ATENÇÃO: Assim como o processamento das imagens é muito mais rápido, as imagens conseguem reter a atenção do potencial consumidor de uma forma muito mais eficiente. Quando falamos em consumo online, essa é uma carta indispensável. Como nossos usuários costumam distrair-se entre as diversas abas e janelas abertas, ou mesmo entre a imensa gama de restaurantes disponíveis, conseguir reter a atenção do consumidor é um ás incrível.
Ainda que você descreva muito fielmente o seu prato, meio de confecção e ingredientes utilizados, concordemos que uma imagem vale mais que mil palavras!
Entretanto, lembre-se que seu uso em excesso, ou mesmo seu mau uso também é ruim. A qualidade da imagem, assim como a organização delas demanda muito cuidado e parcimônia.
Lembre-se que a imagem não pode retirar completamente a atenção do texto ou do nome do prato, por exemplo. O cardápio deve ser uma harmonia entre o texto, o valor e as imagens propostas lá!
O CARDÁPIO É SEU MAIS POTENTE INSTRUMENTO DE VENDA!
Hoje, com mecanismos como o iFood, Rappi e ainda os próprios sites de restaurantes, a estrutura física de seu empreendimento tem tido cada vez menos valor, e o que importa é a forma como você estrutura seu cardápio.
Com isso, mais e mais empreendedores investem em artes, designs e estilos exclusivos para seus cardápios, procurando o que é chamado no marketing de Branding.
Em branding sendo a arte de vincular sensações específicas e estímulos chave à sua marca, vincular formatos de letras, padrões de cores e estruturação de cardápios à sua marca pode lhe trazer benefícios grandiosos.
ATRIBUA VIDA AO SEU CARDÁPIO!
Facilitando a vida de seu restaurante, dos seus garçons e, porque não, do próprio cliente, um cardápio bem estruturado, harmônico e com imagens capazes de despertar o desejo nos clientes pode ser sim considerado uma ferramenta de marketing.
Traga esse mecanismo ao seu empreendimento e usufrua de seus frutos. Lembre-se de contar com profissionais especialistas na área de design ou de construção de cardápios, assim como impressão em materiais de qualidade, a fim de trazer durabilidade e causar uma boa impressão no cliente consumidor.
Bem, esperamos que suas dúvidas tenham sido satisfatoriamente solucionadas. Nos deixamos aqui completamente disponíveis para responder qualquer outra questão que venha a ter!
Esperamos você aqui mesmo em nosso blog para nossos próximos artigos.
Um grande abraço! (:
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