Tendências 2019 para o setor de alimentação e delivery
Se você ainda não reparou quão intenso e movimentado tem sido o mercado de alimentação e delivery nos últimos tempos, ficarei tentado a lhe perguntar “em que mundo você vive”. Entre 2017 e 2018 vimos um dos maiores aquecimentos do século no mercado alimentício. Hoje, muito mais segmentada, vemos a alimentação não mais como mera necessidade, mas como uma experiência.
Em 2019 espera-se que essa segmentação do mundo alimentício se torne ainda mais clara e evidente. Hoje vemos restaurantes se especializando em culinária vegana, gourmet, prática, saudável, entre outros, futuramente, deve-se notar esse tipo de divisão muito mais setorizada e variada.
Quando descobrimos um novo prato, que combina tanto com nosso bolso quanto com o nosso desejo de consumo, é quase como o encontro de uma alma gêmea. A segmentação que falamos aqui é rumo a esses encontros se tornarem cada vez mais recorrentes, fazendo com que inteiras cozinhas sejam capazes de valorizar o gosto de pequenas parcelas da sociedade.
MAS, ESSE É O ÚNICO MOTIVO PARA ATENÇÃO?
Com tantos empresários tornando os olhos ao mercado alimentício, sabemos que não são apenas essas métricas que têm fomentado a diversificação da área.
De acordo com um levantamento da Geofusion, em parceria com a Mastercard, o potencial de despesas do brasileiro médio com alimentação subiu cerca de 5% apenas em 2017, continuando a dilatar em 2018. A promessa é que o trabalhador possa (e precise) cada vez mais gastar com alimentação.
Numa segunda métrica, temos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que afirma o avanço de cerca de 7% entre 2016 e 2017 no mercado alimentício. Abaixo, vamos fazer uma leitura bem aprofundada do que vem ocorrendo no mercado alimentício em nível globalizado e como isso demonstra um inegável aquecimento do setor de delivery e venda de alimentos.
A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA GLOBALIZADA
A globalização hoje é capaz de amarrar setores extremamente longínquos, países ou mesmo notícias ao sucesso ou insucesso de um setor ou empresa. Por isso é tão importante estar informado e ligado nas tendências mundiais para os setores comerciais.
- CONSUMO CONSCIENTE: O termo Mindfulness surgiu junto com a maior disseminação de práticas como meditação e yoga, se referindo ao estado de atenção plena. Essa expressão trouxe grandes avanços à indústria e aos consumidores, já que essa condição resulta em uma nova atitude dos clientes em tentar entender tudo sobre o alimento ou a bebida que consomem;
- TÁTIL: A multissensorialidade é um segredo da comida, quer seja nos produtos que a compõem, na embalagem que a carrega, ou da loja que a serve. No último ano temos visto cada vez mais investimentos na aparência das comidas, assim como na funcionalidade e materiais que compõem as embalagens que as carregam;
- TECNOLOGIA E PROPAGANDA: Com os celulares ao alcance dos dedos, o marketing tem avançado cada vez mais para caber nas telas de pequenos tamanhos. No que se fala do mercado alimentício, isso é notável pelos aplicativos de delivery que costumam aparecer aos montes, principalmente na forma de startups ou filiais de grandes empresas;
- SUPERMERCADOS DO FUTURO: Na Europa já não é mais raro entrar em um supermercado onde não existem funcionários, você entra, pega seu alimento e paga num caixa com mão própria. Esse uso cada vez menor de mão de obra humana, assim como evolução e estímulo da praticidade mostram um caminho bem claro para o setor alimentício dos anos porvir.
- O empreendedor, diante dessas informações, deve fazer uma análise setorial, estudando como o setor alimentício tem funcionado em sua localidade, assim como, se existe alguma particularidade que deve ser pesquisada antes de fazer maiores investimentos financeiros.
O MOVIMENTO DE DELIVERY
Como deu para notar, o mercado alimentício caminha cada vez mais rumo ao serviço de delivery. O caminho que se vê à nossa frente é uma expansão dos meios de entrega e da qualidade das embalagens que envolvem os alimentos, tornando possível, inclusive, os pedidos de sobremesas mais requintadas sem problemas à qualidade das mesmas.
Em 2019, espera-se que os clientes possam pedir seus pratos favoritos e recebe-los em suas casas sem se preocupar com quantidade, qualidade ou mesmo durabilidade na embalagem.
Caso você, assim como os especialistas, esteja notando o caminhar gradual do setor alimentício e de delivery rumo a uma expansão do mercado, é o momento de fazer um planejamento estratégico e passar a investir no setor, garantindo sua parcela no sucesso!
Esperamos ter respondido qualquer questão que tivera a respeito da temática a partir da leitura desse texto. Caso tenha qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo e ficaremos felizes em te responder!
Um abraço e nos vemos no próximo artigo aqui do blog (:
Veja outros artigos
O Delivery Mais Forte Do Que Nunca
Podemos perceber no dia a dia que o Delivery está…
Como a embalagem vem mudando o mercado?
Nossa sociedade está mudando, e a passos largos! Para que…
Papel Couchê – Por que ele é tão usado?
Quer você trabalhe na indústria gráfica ou não, já deve…