Qual a importância de compreender a rotina do público alvo?
Quando conversamos com alguém, sabemos bem que alguns tópicos não podem ser abordados em hipótese alguma, assim como, em quais momentos as pessoas estão trabalhando e não poderão ver nossas mensagens. É assim em nossas vidas pessoais e também é assim com as medidas de marketing, as quais, podem ser compreendidas como meios de comunicação. Tem dúvidas a respeito disso? Leia e saiba mais.
Qualquer informação a mais sobre o seu público alvo é capaz de tornar sua política de marketing muito mais efetiva. Uma das informações mais importantes é o horário de disponibilidade do seu público alvo, assim como os momentos em que essa pessoa consome as mídias nas quais sua propaganda é veiculada.
Compreender a rotina de seu público alvo é um dos requisitos para atingir a máxima eficiência de suas campanhas de marketing. Quer ter detalhes a respeito dessa técnica? Leia esse post em sua completude e obtenha todas as informações necessárias ao sucesso de sua empreitada.
CONHECENDO SEU PÚBLICO ALVO
Entender e atender as expectativas de seu público alvo é sempre a máxima de qualquer empresa de sucesso. Compreender a rotina das pessoas é um ás indispensável no momento de influenciar as compras e a contratação por parte dos consumidores.
Esse conhecimento pode ser facilmente adquirido através da definição demográfica e comportamental daqueles que consomem seus produtos. Veja só alguns passos que podem te ajudar nessa caminhada:
- 1.SEGMENTE SEU MERCADO: Qual parte de seu público consome mais os seus produtos? Qual a idade deles? Em qual horário e quais dias da semana o seu produto é consumido por essa parcela de seu público consumidor? Saber as respostas dessas perguntas te mostrará qual a “nata” de sua clientela e como você pode fazer medidas de influencia ainda mais alinhadas à necessidade e disponibilidade dos mesmos;
- 2.QUAL A PLATAFORMA UTILIZADA: Saber qual a plataforma que é utilizada pelo seu público para conseguir informações a respeito do produto vendido, ou mesmo qual site e aplicativo é capaz de trazer campanhas mais influentes ao mesmo faz parte da metodologia aqui disposta. Procure ter essas informações em mente na hora de traçar medidas para o marketing de sua empresa;
- 3.FAÇA PESQUISAS QUALITATIVAS: Essas são aquelas pesquisas onde você pega informações a respeito das experiências individuais e consegue segmentar em um gráfico ou um Excel. Isso pode ser feito desde as redes sociais, até mesmo formulários de satisfação no call center e e-mails.
Com essas 3 informações você pode criar um norte extremamente claro. Por exemplo: seu público central é de adultos na faixa de 25 a 35 anos, que costumam lhe fazer pedidos nos horários de jantar – provavelmente seu público trabalha das 8 às 18 e as melhores campanhas devem ser veiculadas em mídias após esse horário.
Perceba que, caso essas mesmas campanhas fossem veiculadas às 15 horas, a grande maioria de seu público consumidor não teria acesso às informações, tornando sua campanha pouquíssimo efetiva.
O COMPORTAMENTO DE SEU PÚBLICO E A EMPATIA
No mercado de hoje em dia, valorizar o público é a chave para o sucesso. Sempre que você conseguir fazer de suas medidas algo que pareça ter sido feito sob medida, melhor.
Aqui vão algumas dicas de campanhas que respeitam a rotina de seus consumidores na maior parte das vezes, assim como, que maximizam seus lucros:
- Campanhas bem segmentadas do Instagram e do Facebook, as quais podem ser direcionadas a um público com sexo, idade, interesses e localidade previamente definidos;
- Campanhas lançadas no privado do WhatsApp, de preferência que sejam personalizadas com o nome do seu cliente ou comentando pedidos antigos do mesmo. Algo que mostre esforço e reconhecimento por parte de sua empresa;
- Atendimento em redes sociais com frequência constante. Como hoje os meios de comunicação, pouco a pouco, migram para o inbox de plataformas como o Instagram, Facebook ou mesmo por e-mail, procure contratar um profissional que fique responsável por dar as respostas rapidamente nesses perfis.
Tudo isso, somado a um maior estudo dos gostos de seus clientes, além de um carinho especial ao feedback recebido de seus produtos e serviços são capazes de tornar sua empresa muito mais empática, assim como, recomendável pelos clientes entre si.
A EMPRESA DO SÉCULO 21
Esses meios de se conseguir otimizar as campanhas de marketing são algo muito atual, e vastamente praticados nos últimos anos por conta da internet e da maior disseminação de dados entre as pessoas.
Com mais pessoas consumindo canais de mídia, segmentar campanhas e aumentar a efetividade de seu discurso é um passo indispensável para o sucesso de sua empresa.
Caso tenha restado alguma dúvida a respeito do que foi passado aqui, fale conosco nos comentários abaixo, responderemos suas questões logo logo (:
Abraços e até nosso próximo post 😛
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