Pouco se divulga a respeito de todo o caminho que a comida faz da produção agrícola até o seu prato. Estamos falando de quilômetros atravessados em diversas cidades, um alto índice de desperdício de alimento, assim como diversos gastos associados ao transporte em si.
Para conseguir rebater essas perdas, empresas do agronegócio procuram produzir alimentos a mais, por meio do uso de pesticidas e outros venenos que destroem nossos mananciais e nosso solo.
Ter uma horta em casa está longe de ser a solução deste grande problema, principalmente quando percebemos que essa é uma questão a ser endereçada diretamente com os grandes e problemáticos produtores, responsáveis pelo desmatamento, ocupação de terras indígenas e etc.
Indicar a construção de uma horta em seu lar vai além dessa luta contra o grande agronegócio, agregando os benefícios do cultivo orgânico, sendo uma tarefa terapêutica e também possibilitando o aprendizado das crianças, para que tenham mais respeito aos alimentos.
Uma horta pode ser criada até mesmo nos menores espaços de seu apartamento, produzindo pequenas folhas para temperos, ou mesmo saladas.
Você também pode associar um pouco disso à reciclagem, fazendo uso de potes de sorvete, garrafas PET e outros recipientes para criar sua horta.