Mês: outubro 2019
De onde surgiu o papel?
O papel está presente em nosso dia a dia de uma forma quase que indiscutível. Quer seja em nossas agendas, livros, notas, entre outros. Ainda que nossa sociedade esteja migrando para um mundo cada vez mais tecnológico, o bom e velho papel nos acompanha há mais de 5 mil anos e não parece que será aposentado tão cedo.
O primeiro papel veio lá do Egito, e inclusive o seu nome ainda carrega parte desse histórico – papel vem de papyrus, ou, papiro. Esta que é uma planta que cresce às margens do rio Nilo e da qual se extraiam as fibras para a fabricação de cordas, barcos e do parente primitivo do nosso amado papel – o papiro!
QUE TAL ENTENDERMOS UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO PAPEL?
Junto com o advento do papiro, o que veio logo depois? A maior disseminação do conhecimento! Quando a escrita surgiu, as palavras precisavam ser inscritas em tabuletas de pedras ou de argila, com o papiro, essas formas de escrita foram sendo aposentadas pouco a pouco.
Finalmente, cerca de 3 milênios depois, o papel moderno foi inventado na China. T’sai Lun criou uma mistura umedecida de casca de amoreira, restos de roupa, fibras vegetais e cânhamo. Batendo a massa até virar uma pasta uniforme, peneirou e obteve uma fina camada, deixando-a no sol.
Depois de seca, T’sai tinha uma folha de papel! Essa técnica foi mantida a sete chaves por 500 anos, e só em 600 d.C. o papel começou a ser vendido numa escala maior, chegando ao Japão, invadindo a Europa, e por fim chegando aqui na América!
Como deu para perceber, o papel teve uma grande história de refinamento até chegar em sua forma moderna. E esta, ainda é otimizada dia após dia, para que tenhamos sempre a melhor qualidade possível, causando o menor impacto no meio ambiente 😀
Fonte: WG Papéis