O carnaval está chegando e já é possível ouvir o som das baterias ecoando pelas ruas de todo o Brasil. A WG Papéis acha que esta época do ano é fundamental para rechear nossas vidas de alegria e felicidade, e nós queremos saber se você está animado para o inicio dessa linda festa? Nós estamos prontos e vamos levar você junto com a gente!
Os bloquinhos de carnaval acontecem há muito tempo e atualmente estão ficando cada vez maiores e mais populares.
Existem festas voltadas para todos os estilos e gostos, para que ninguém fique de fora.
Cada região do Brasil tem suas peculiaridades, indo desde os trios-elétricos de Salvador, passando pela diversidade de estilos de Recife, pelo frevo e o maracatu que reinam no carnaval de Olinda e chegando até o mais puro ziriguidum e samba de São Paulo e Rio de Janeiro. Formando assim dois grandes polos, um da região Sudeste e outro das regiões Norte e Nordeste.
A tradição tem raízes religiosas ainda no período colonial, mais precisamente no século XVII. Na época, celebrava-se o entrudo, que era uma convenção que antecedia a Quaresma. O costume consistia em uma brincadeira onde, os que participavam, atiravam bolas de cera com água e limão uns nos outros, enquanto corriam e dançavam pelas ruas, já bastante musicais.
Com o passar do tempo, esse tipo de comemoração foi mudando e adicionando elementos de outras culturas, além da cristã, como a africana por exemplo. Adicionou-se mais musicalidade e mais dança, transformando-a, aos poucos, em uma festa com identidade brasileira.
Já no final do século XIX, os primeiros cordões e blocos de carnaval começaram a aparecer no Rio de Janeiro. Por volta de 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marcha especificamente carnavalesca, conhecida como “Ô Abre Alas”, para o bloco Rosas de Ouro.
Na cidade de São Paulo, somente em 1914, apareceu o primeiro cordão Carnavalesco. Conhecido como o Cordão da Barra Funda, este estilo de pular carnaval foi abraçado pela população paulista e rapidamente passou a ser replicado por toda a parte.
Em Vitória a tradição se popularizou um pouco mais tarde, atualmente, além dos bloquinhos, a cidade também conta com seu próprio desfile de escolas de samba, que vem ganhando maiores proporções a cada ano. Para 2019 estima-se algo em torno de 30 bloquinhos por toda a cidade.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco das raízes da festa brasileira mais popular e conhecida ao redor do mundo. A WG Papéis está pronta para o Carnaval de 2019 e nós gostaríamos de ver você se divertindo o máximo possível. Temos o grande orgulho de colaborar ativamente com essa grande manifestação popular.
Esse ano a WG Papéis também sairá como patrocinadora dos blocos ME LEMBRA QUE EU VOU, TE AMO, MAS SÓ COMO AMIGO e BLOCO URUBÓ.